30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Puxão de orelha? - 19/09/2023, 14:36 - Da Redação

Lula mete a zorra e cobra países ricos em discurso na ONU; veja

Presidente abre Assembleia Geral das Nações Unidas e pede fim da desigualdade

Lula discursa na ONU e cobra países ricos
Lula discursa na ONU e cobra países ricos |  Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpriu a tradição do Brasil e abriu a Assembleia Geral das Nações Unidas, nesta terça-feira (19), nos States. No discurso, o líder petista meteu a zorra nos países ricos e cobrou que geral bote a cara no sol pra acabar com os problemas sociais do planeta.

Leia mais

Bahia fecha parceria com ministério para turbinar agricultura familiar

Lula falou por mais de 20 minutinhos, e pediu um olhar especial no combate à fome. "Há 20 anos, ocupei esta tribuna pela primeira vez. Volto hoje para dizer que mantenho minha inabalável confiança na humanidade, reafirmando o que disse em 2003. Naquela época, o mundo ainda não havia se dado conta da gravidade da crise climática. Hoje, ela bate às nossas portas, destrói nossas casas, nossas cidades, nossos países, mata e impõe perdas e sofrimentos a nossos irmãos, sobretudo os mais pobres", iniciou Lula.

"A fome, tema central da minha fala neste Parlamento Mundial 20 anos atrás, atinge hoje 735 milhões de seres humanos, que vão dormir esta noite sem saber se terão o que comer amanhã", disparou o presidente brasileiro.

O presida ainda deu um sacode em geral e alertou sobre a crise climática. "Agir contra a mudança do clima implica pensar no amanhã e enfrentar desigualdades históricas. Os países ricos cresceram baseados em um modelo com alta taxa de emissão de gases danosos ao clima. A emergência climática torna urgente uma correção de rumos e a implantação do que já foi acordado", meteu Lula.

exclamção leia também