28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Criticou sem medo - 17/11/2023, 16:40 - Da Redação

Lula larga o doce sobre dinheiro gasto na guerra do Oriente Médio

“Valor gasto poderia ser usado para combater a fome”, disse o presidente

Lula também criticou o direito de veto de alguns membros do Conselho de Segurança da ONU
Lula também criticou o direito de veto de alguns membros do Conselho de Segurança da ONU |  Foto: Reprodução

Durante a 2º Cúpula Virtual Vozes do Sul Global, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou novamente a guerra entre o Hamas e Israel. Para Lula, os bilhões de reais que estão sendo gastos para fazer a manutenção do ataque, poderiam ser utilizados para combater a fome.

”Caso contrário, o abismo entre países ricos e pobres só irá crescer. Falharemos com as milhões de pessoas que passam fome no mundo, enquanto bilhões de dólares são gastos para travar guerras”, afirmou o presidente.

O Brasil está liderando o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), desde outubro, e tem elogiado o seu papel diante o conflito armado do Oriente Médio. Mas, Lula criticou o direito de veto de alguns membros do conselho, como os Estados Unidos, que derrubaram a proposta brasileira de resolução da guerra.

“As soluções são reiteradamente frustradas pelo direito de veto. Precisamos resgatar a confiança no multilateralismo. Precisamos recuperar nossas melhores tradições humanistas. Nada justifica que as principais vítimas dos conflitos sejam mulheres e crianças”, disse Lula.

Ao falar da falta de equidade, o presidente citou o “apartheid de vacinas que vimos na pandemia de Covid-19”, quando alguns países ricos acessaram ao imunizante antes de nações no sul global, e o grave efeito das mudanças climáticas, “mesmo que não tenhamos sido, historicamente, os maiores responsáveis pelas emissões de gases do efeito estufa”.

exclamção leia também