O novo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, neste sábado (12), para realizar o famosos check-up, os exames de rotina. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital. Lula fará uma viagem ao Egito na próxima segunda-feira (14) para a COP 27, a Conferência do Clima da ONU.
O Hospital Sírio-Libanês divulgou informações de que o presidente eleito foi diagnosticado com inflamação na laringe, na altura das cordas vocais, isso devido a seu grande esforço falando durante horas de discurso.
Segundo o comunicado do hospital, no exame foram identificadas "alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe".
De acordo com o médico Roberto Kalil Filho, que cuida da saúde de Lula, leucoplasia é uma mancha ou placa branca da mucosa da corda vocal, e geralmente é benigna.
Outro exame realizado pelo presidente eleito confirmou que o tumor diagnosticado em 2011, ano em que ele tratou de um câncer na laringe, continua em completa remissão. Isso indica que não há possibilidade de existir novas células cancerígenas.
Acompanhe a nota divulgada pelo Hospital Sírio-Libanês:
"O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para avaliação clínica multidisciplinar de rotina.
Foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET scan, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011.
O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe.
O presidente eleito foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz e Dr. Rubens Brito."