27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Cuidando da Saúde - 12/11/2022, 17:31 - Tabitha Gomes- Atualizado em 12/11/2022, 18:43

Lula faz check-up antes de viajem e descobre inflamação na garganta

Médicos afirmam que exames detectaram inflamação causada por esforço vocal e mostraram remissão completa do tumor diagnosticado em 2011

O presidente eleito Lula em discurso durante visita ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília (DF)
O presidente eleito Lula em discurso durante visita ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília (DF) |  Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo

O novo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, neste sábado (12), para realizar o famosos check-up, os exames de rotina. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital. Lula fará uma viagem ao Egito na próxima segunda-feira (14) para a COP 27, a Conferência do Clima da ONU.

O Hospital Sírio-Libanês divulgou informações de que o presidente eleito foi diagnosticado com inflamação na laringe, na altura das cordas vocais, isso devido a seu grande esforço falando durante horas de discurso.

Segundo o comunicado do hospital, no exame foram identificadas "alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe".

De acordo com o médico Roberto Kalil Filho, que cuida da saúde de Lula, leucoplasia é uma mancha ou placa branca da mucosa da corda vocal, e geralmente é benigna.

Outro exame realizado pelo presidente eleito confirmou que o tumor diagnosticado em 2011, ano em que ele tratou de um câncer na laringe, continua em completa remissão. Isso indica que não há possibilidade de existir novas células cancerígenas.

Acompanhe a nota divulgada pelo Hospital Sírio-Libanês:

"O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para avaliação clínica multidisciplinar de rotina.

Foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET scan, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011.

O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe.

O presidente eleito foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz e Dr. Rubens Brito."

exclamção leia também