
O presidente Lula entropu em uma nova dieta por ter descoberto uma intolerância a lactose circunstancial. Todo cardápio precisou ser modificado para se adaptar aos novos hábitos alimentares, inclusive o do almoço que será servido na reunião com a cúpula da Marinha que acontecerá nesta quinta-feira (23).
Na visita a Itaguaí, na Baixada Fluminense, para visitar as instalações do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), o almoço do presidente vai ter no cardápio principal carne e peixe, a pedido do presidente, e saladas, a pedido da primeira-dama Janja. Apesar de não estar comendo nada que contenha leite ou seus derivados, Lula sugeriu pudim e sorvete para sobremesa.
Bebidas de teor alcoólico também foram cortadas do dia a dia do presidente. Para não perder o costume e podendo mudar de ideia, Lula indicou duas cachaças para abrir o apetite e brindar com os militares. Lula escolheu a Ypióca 160 anos, uma aguardente composta, resultado da mistura de cachaça envelhecida por seis anos em tonéis de carvalho e whisky de malte, além da Pitú Vitoriosa, uma aguardente envelhecida por 5 anos em barris de carvalho francês e, em seguida, transferida para barris de carvalho americano para o aprimoramento do sabor e coloração.