
O presidente Lula (PT), em sua passagem por Cabo Verde, na quarta-feira (19), afirmou ter “profunda gratidão” ´pela África pelo que foi produzido no Brasil no período da escravidão e que a melhor forma de retribuir ao continente ao continente africano é por meio da capacitação profissional e transferência tecnológica.
"Nós, brasileiros, somos formados pelo povo africano. Nossa cultura, nossa cor e nosso tamanho são resultado da miscigenação de índios, negros e europeus. E temos uma profunda gratidão ao continente africano por tudo que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país", disse Lula.
A declaração ocorreu durante um discurso junto com o presidente de Cabo Verde, José Maria Neves. Lula deu uma paradinha no país para abastecer o avião quando retornava da reunião da Cúpula da União Europeia-Celac, que ocorreu em Bruxelas, na Bélgica. Apesar da visita, a passagem do presidente não foi considerada oficial.
O presidente também afirmou que que vai recuperar a boa relação com os países do continente, abrir novas embaixadas e ajudá-los.