25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Alfinetada! - 09/01/2024, 08:54 - Dara Medeiros

Lula debocha e sugere que os filhos de Bolsonaro renunciem cargos

Presidente defendeu as urnas eletrônicas durante cerimônia que relembra ato golpista

Lula discursou na cerimônia "Democracia Inabalada", nesta segunda-feira (8)
Lula discursou na cerimônia "Democracia Inabalada", nesta segunda-feira (8) |  Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um discurso polêmico durante a cerimônia batizada de "Democracia Inabalada”, que aconteceu no Congresso Nacional e relembrou os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Debochado, ele sugeriu que os filhos de Jair Bolsonaro (PL) deveriam renunciar aos cargos políticos, já que não confiam na veracidade das urnas eletrônicas.

“As pessoas que duvidam das eleições e da legalidade da urna brasileira porque perderam as eleições, por que não pedem para seu partido renunciar todos os deputados e senadores que foram eleitos? Os três filhos dele (de Bolsonaro), por que não renunciam em protesto à urna fraudulenta?”, disparou.

Atualmente, Flávio Bolsonaro (PL-RJ) atua como senador, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como deputado federal e Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) como vereador do Rio de Janeiro.

No discurso, Lula também relembrou algumas das fases da carreira política dele e do Partido dos Trabalhadores (PT), alegando que se houvesse fraude nas urnas, não teria razão para ele e os candidatos petistas perderem ou concorrerem ao 2° turno tantas vezes.

"Aqui não tem ninguém que disputou tantas eleições quanto eu, que perdeu tantas vezes como eu e que ganhou tantas vezes como eu Essa é a grande arma de participar. Mas, veja, eu fui para o 2º turno nas três primeiras que participei. Depois, ganhei outras quatro, tudo com voto eletrônico. Ficamos em 2º em 2018 com o Haddad e voltamos a ser primeiros em 2022. A pergunta que faço é: se houvesse a possibilidade de falsificar as urnas, será que eu teria ido tantas vezes para o 2º turno? Seria eleito tantas vezes presidente da República?”, questionou.

exclamção leia também