29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Homem bateu o martelo -

Lula confirma aumento da faixa de isenção do IR

Presidente também falou sobre o salário mínimo

Everton Santos
Everton Santos
Lula falou sobre a nova faixa de isenção para o IR
Lula falou sobre a nova faixa de isenção para o IR |  Foto: Evaristo Sá/AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira, que o novo valor do salário mínimo será anunciado em maio e terá reajuste para R$ 1.320. O chefe do Executivo confirmou ainda o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para R$ 2.640. Atualmente, o mínimo é de R$ 1.302 e a faixa de isenção do IR é de R$ 1,9 mil.

“Está combinado com o ministro Haddad (Fernando Haddad, da Fazenda), que a gente vai em maio reajustar para R$ 1.320 e estabelecer uma nova regra para o salário mínimo, que a gente já tinha no meu primeiro mandato”, disse o presidente, em entrevista para a CNN Brasil.

O petista afirmou disse que o mínimo irá considerar o crescimento do PIB, além da reposição inflacionária.

“Não adianta o PIB crescer 14% e você não distribuir. É importante que ele cresça 5%, 6% , 7% e você distribuí-lo para a sociedade. Nós vamos aumentar o salário mínimo todo ano de acordo com a inflação será reposta e o crescimento do PIB será colocado no salário mínimo”, disse.

Sobre o Imposto de Renda, o presidente afirmou que a ideia do governo é aumentar gradativamente a faixa de isenção até alcançar R$ 5 mil.

“Vai começar a partir de agora, nós vamos começar a isentar a partir de R$ 2.640 e depois nós vamos gradativamente até chegar a R$ 5 mil de isenção”.

exclamção leia também