26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Pede soluções! - 01/03/2024, 18:14 - Vinicius Portugal

Lula cita “carnificina” ao se referir a ataques de Israel em Gaza

Presidente do Brasil pede ajuda de outros países para parar com guerra

Presidente fez discurso em cúpula do Celac
Presidente fez discurso em cúpula do Celac |  Foto: Reprodução/Canal GOV

O atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comentou sobre o que seria um “genocídio” por parte de Israel aos palestinos em ataques na Faixa de Gaza. O discurso foi realizado na 8ª Cúpula das Comunidades Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em São Vicente e Granadinas, nesta sexta-feira (1).

Lula pediu uma moção ao Celac afim de acabar com os ataques do estado israelense e citou o pouco caso de outras nações com a situação atual.

"As pessoas estão morrendo na fila para obter comida. A indiferença da comunidade internacional é chocante. Eu quero aproveitar a presença do nosso querido companheiro secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, para propor uma moção da Celac pelo fim imediato desse genocídio", disparou o petista.

O presidente da República ainda aproveitou para fazer um pedido para os cinco membros Permanentes da ONU - China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos (únicos com poder de veto de decisões tomadas pela organização) - para que se unam em prol da paralisação da guerra.

"Quero pedir aos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU que deixem de lado suas diferenças e ponham fim a essa matança", concluiu Lula.

Vale ressaltar que o Itamaraty emitiu uma nota repudiando os atos de Israel e principalmente do primeiro-ministro Benjamim Netanyahu, classificando como uma “situação intolerável”. Em referência à morte de mais de 100 palestinos que estavam esperando a distribuição de comida e itens básicos.

exclamção leia também