O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Lisboa na manhã desta sexta-feira (21), com previsão de assinar cerca de 10 acordos entre Brasil e Portugal. É a primeira viagem à Europa do chefe do executivo neste mandato.
De acordo com a estimativa do Itamaraty, destes acordos, oito já estavam com negociações concluídas antes mesmo do petista viajar. As tratativas para os outros dois acordos devem ser finalizadas em Lisboa.
Um dos acordos envolve a concessão de equivalência aos ensinos fundamental e médio do Brasil ao de Portugal. Também está previsto um acordo para que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira tenha validade permanente em Portugal, e vice-versa.
Na lista, estão previstos ainda acordos nas áreas de energia, geologia, produção audiovisual, turismo, saúde e direitos humanos.
O avião presidencial pousou no Aeroporto de Lisboa às 10h35 desta sexta, no horário local, 6h35 em Brasília. Lula viajou acompanhado da primeira-dama, Janja, e de outros sete ministros. O chanceler Mauro Vieira, que estava em Cabo Verde, também se juntará à comitiva presidencial em Portugal.
Janja divulgou um vídeo da chegada do Presidente em suas redes sociais:
Bom diaaa, Lisboa! 🇵🇹 pic.twitter.com/f3MrZn6lni
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) April 21, 2023
Confira a agenda de Lula para os próximos dias em solo Europeu:
Compromissos em Portugal
Sexta (21): chegada a Lisboa.
Sábado (22): O presidente participará de uma cerimônia de boas-vindas juntamente do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e prestará homenagens depositando flores no túmulo do poeta Luís de Camões, localizado no Mosteiro dos Jerônimos em Belém. Em seguida, almoça com o primeiro-ministro português, António Costa, e participa da 13ª Cimeira Brasil-Portugal, uma cúpula bilateral que foi retomada após sete anos. Os governos de ambos os países irão assinar pelo menos 13 acordos, incluindo um acordo para a equivalência de diplomas de ensino fundamental e médio, bem como outro para reconhecer carteiras de habilitação.
Domingo (23): não haverá compromissos oficiais.
Segunda (24): realizará uma viagem à cidade de Matosinhos, na região do Porto, para abertura do Fórum de Negócios Portugal-Brasil. Lula pode fazer a viagem em um KC-390, cargueiro militar fabricado pela Embraer, incentivando a venda das aeronaves. Retorna a Lisboa para a entrega do prêmio Camões a Chico Buarque.
Terça (24): está programada uma sessão solene na Assembleia da República Portuguesa em homenagem a Lula.
Compromissos na Espanha
Terça (25): viaja em direção à Madrid para participar de um fórum empresarial. Existe a possibilidade de um encontro entre o presidente e o rei espanhol, Felipe VI.
Quarta (26): seu último compromisso deve ser feita uma reunião com o primeiro-ministro do país, Pedro Sánchez, e depois será feito uma cerimônia de assinatura de acordos.