26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Nas gringas - 28/11/2023, 10:46 - Da Redação

Lula chega à Arábia Saudita para reuniões bilaterais

Primeira agenda de Lula é com o príncipe-herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman Al Saud

Presidente vai buscar investimentos e tratar sobre as mudanças climáticas
Presidente vai buscar investimentos e tratar sobre as mudanças climáticas |  Foto: Ricardo Stuckert

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou na manhã desta terça-feira (28), em Riade, capital da Arábia Saudita, para agendas e encontros bilaterais.

Esta é a primeira parada de sua visita ao Oriente Médio, em um roteiro que também inclui uma passagem por Dubai, nos Emirados Árabes, onde participa da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28), entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro.

Segundo informações do Governo Federal, antes mesmo de embarcar, Lula destacou sua expectativa em relação a viagem, onde deve buscar por investimentos e tratar sobre as mudanças climáticas.

"A caminho de Riade, capital da Arábia Saudita, para uma série de agendas de interesse nacional. Abertura de mercados e atração de investimentos, principalmente em energia renovável. Depois, iremos para Doha, e teremos a COP 28 nos Emirados Árabes. Muito trabalho para recolocar nosso país no cenário internacional e atrair investimentos que gerem emprego e desenvolvimento para o Brasil", escreveu Lula em uma rede social.

Agenda

Junto com uma comitiva de ministros, o presidente vai participar de encontros bilaterais, sendo sua primeira agenda com o príncipe-herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman Al Saud.

Os dois vão discutir possibilidades de investimentos sauditas no Brasil e um aumento do comércio entre os países. Da cidade de Riade, a comitiva presidencial segue para Doha, no Catar, onde está prevista a participação na sessão de abertura de evento empresarial Brasil-Arábia Saudita.

O presidente Lula participa, ainda, da abertura da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), em Dubai. O evento receberá líderes mundiais e tem por objetivo discutir práticas sustentáveis visando o controle das mudanças climáticas selado no Acordo de Paris. A agenda de preservação ambiental e transição energética é uma das preocupações do presidente, que deseja atrair investimentos para o Brasil.

A comitiva brasileira também irá a Alemanha, última parte da viagem, onde cumpre agendas de reuniões de trabalho com encontros marcados com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, com o chanceler Olaf Scholz e com o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier.

exclamção leia também