
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará no encontro de líderes do G77, em Havana, capital de Cuba, neste sábado (16). O evento terá presença de nações em desenvolvimento que fazem parte do sistema das Nações Unidas (ONU).
Além dos líderes do G77, Lula também terá uma reunião em particular com o presidente Miguel Díaz-Canel, de Cuba, um dos principais aliados do petista na América Latina. A China também irá enviar um representante para a reunião.
Lula desembarcou no país na noite desta sexta-feira (15). O petista tem agenda na manhã deste sábado (16), quando participa do debate-geral de lideranças do G77.
De acordo com o Governo Federal, o G77 foi criado em 1964 e atualmente conta com 133 integrantes. O objetivo é que países em desenvolvimento possam trazer posicionamentos diante das nações industrializadas. Além dos outros integrantes, a China ainda apoia financeiramente e politicamente o grupo.
Segundo o Itamaraty, os líderes dos países da cúpula irão debater soluções para o crescimento da economia, além de tratar do combate aos impactos no clima.
O presidente Lula ainda participará, também neste sábado, da Assembleia-Geral da ONU. Ele fará o discurso de abertura. O petista deve levanrar pautas que tem defendido em outras agendas internacionais, como a reforma do Conselho de Segurança da ONU, o combate à desigualdade e a ajuda de financiamento, por parte de países ricos, para a preservação de florestas.