30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Canetada! - 28/04/2023, 18:35 - Da Redação

Lula assina reajuste de 9% para servidores públicos federais

Presidente ainda promete abrir novos concursos

Reajuste foi sancionado nesta sexta (28)
Reajuste foi sancionado nesta sexta (28) |  Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta sexta-feira (28), o reajuste de 9% do salário dos servidores públicos federais do Poder Executivo. Durante o ato, o 'presida' repreendeu a tentativa de demonização do setor e garantiu a abertura de novos concursos.

A 'canetada' ainda garantiu servidores civis aposentados e pensionistas. Os novos valores já serão pagos a partir da próxima segunda (1º). O aumento, que acontecerá de forma linear, também valerá para o auxílio-alimentação, que sairá de R$ 458 para R$ 658.

"Aos poucos você vai ter que ir colocando servidor no seu lugar, aqueles concursados no seu lugar. A gente vai ter que fazer concursos em várias carreiras para a gente repor aquilo que tinha desaparecido”, afirmou Lula, que ainda saiu em defesa da categoria.

"As vezes há uma incompreensão, eu não sei se por má-fé ou não, mas toda a vez que a gente fala em fazer concursos, algumas pessoas começam a utilizar 'começou a gastança'. As pessoas não querem compreender, mas sabem que é assim, mas não querem compreender que, para melhorar qualquer serviço público, em qualquer país do mundo, você tem que contratar seres humanos, você tem que contratar mulheres e homens para fazer os serviços que somente ser humano pode fazer", disparou o presidente.

exclamção leia também