O governo anunciou, nesta segunda-feira (26), a expansão do programa vale-gás para mais de 20 milhões de famílias. O anúncio aconteceu após a reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Leia mais:
Em nota, Governo Federal corrige crítica de Lula à Anvisa
Jero anuncia grana de mais de R$ 1 bilhão na educação da Bahia
O programa atual beneficia 5,2 milhões famílias e fornece um auxílio no valor de R$ 102. Com a medida anunciada pelo governo, o programa de fornecimento de gás de cozinha deve ter um tamanho semelhante ao Bolsa Família.
O presidente comentou as medidas e defendeu a inclusão do item entre os essenciais para as famílias brasileiras. “Quando a gente faz política de gás é porque devia estar na cesta básica brasileira”, afirmou.
Na reunião do CNPE, Lula ainda assinou um decreto que promete aumentar a oferta de gás natural e baratear o insumo para a indústria. O gás natural é usado como insumo para uma série de produtos, seja como matéria-prima ou como fonte de calor, representando grande parte dos custos da indústria.