25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Será que agora vai? - 25/04/2023, 10:24 - Anderson Orrico

Lira quer peitar bolsonaristas e aprovar PL das fake news

Sem Bolsonaro na presidência, Lira acredita que o projeto passe

Presidente da Câmara pretende colocar texto para aprovação ainda esta semana
Presidente da Câmara pretende colocar texto para aprovação ainda esta semana |  Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), antigo aliado do governo Bolsonaro, quer mostrar que não era tão alinhado com o ex-presida Bolsonaro (PL) e planeja aprovar com urgência a PL das fake news. Se tudo der certo, Lira já pretende colocar o texto em votação nesta semana. As informações são do blog de Valdo Cruz, do G1.

O projeto prevê regras para regulação das plataformas digitais, que hoje é feita pelas próprias empresas. A proposta pretende criar punições e forçar a retirada de conteúdos ilegais, como de pedofilia, violência contra escolas, infância, terrorismo, e atentado contra Estado democrático de direito.

Deputados bolsonaristas querem jogar pra depois a votação e criar uma comissão para discutir o texto antes de seguir para apreciação no plenário. Lira discorda totalmente e defende que o projeto está nesse jogo de empurra há mais de três anos e que é urgente resolver a questão, principalmente depois dos episódios de violência nas escolas.

Em abril do ano passado, o requerimento para acelerar a apreciação do texto foi derrotado por apenas oito votos: foram 249 a favor, mas eram necessários pelo menos 257, a maioria absoluta do quórum da Câmara.

Agora, sem Bolsonaro na Presidência da República e com os casos recentes, Lira acredita consiga aprovar a proposta.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes avalia que o projeto, neste momento, é a principal medida legal para defender a democracia e garantir equilíbrio de forças políticas no país.

exclamção leia também