29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Votação - 23/11/2023, 09:14 - João Grassi

Jornalistas da ALBA escolhem deputados destaques do ano de 2023

Processo anual busca incentivar parlamentares a produzirem mais e melhor

Os cinco mais votados foram Adolfo Menezes (PSD), Leandro de Jesus (PL), Tiago Correia (PSDB), Fabíola Mansur (PSB) e Marcinho Oliveira (UB)
Os cinco mais votados foram Adolfo Menezes (PSD), Leandro de Jesus (PL), Tiago Correia (PSDB), Fabíola Mansur (PSB) e Marcinho Oliveira (UB) |  Foto: Ascom ALBA/Agência ALBA

Em votação secreta realizada ao longo desta terça-feira (21), jornalistas credenciados no Comitê de Imprensa Edson Alves da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) escolheram os deputados que serão agraciados com o Prêmio Destaque Parlamentar do ano de 2023. Os cinco mais votados foram Adolfo Menezes (PSD), presidente da Casa, Leandro de Jesus (PL), Tiago Correia (PSDB), Fabíola Mansur (PSB) e Marcinho Oliveira (UB).

Foi uma das escolhas mais equilibradas dos últimos anos, sendo computados 47 votos — cada profissional de imprensa vota em quatro nomes — e dos 63 deputados estaduais 45 obtiveram votos na eleição. Os prêmios são entregues aos quatro deputados melhor avaliados – sem que exista uma classificação. Menezes e Jesus receberam 16 votos, seguidos de Correia, com 15, e depois novo empate entre Mansur e Oliveira, cada um com 14.

Nesse caso, todos os cinco são premiados, pois o empate ocorreu para definir o último vencedor e o critério que vem sendo seguido é de premiar a todos, já ocorrendo a entrega de oito troféus, pois na última disputa aconteceu um empate quíntuplo.

O processo feito anualmente busca incentivar os parlamentares a produzirem mais e melhor para atender a população baiana. Conforme destacado pelo jornalista e presidente do Comitê Edson Alves de Imprensa, Osvaldo Lyra, a premiação tem como objetivo valorizar e colocar em lugar de relevância os deputados com melhor atuação no ano.

“A gente sabe que a atuação dos deputados não está restrita ao plenário, tem trabalho nas comissões, nos bastidores, nas cidades. É importante o jornalista ter esse olhar para entender como cada parlamentar dedica sua força de trabalho para definir a premiação”, apontou.

O presidente do comitê também parabenizou os cinco deputados escolhidos pelos jornalistas que acompanham o cotidiano do Legislativo estadual e ressaltou a importância do aprimoramento constante do processo de escolha dos parlamentares destaques.

“Temos o objetivo de reunir a diretoria do Comitê de Imprensa para aprimorar e fortalecer, ano após ano, a premiação do mérito pela atuação de cada parlamentar”, indicou.

TROFÉU IMPRENSA

O resultado será anunciado nesta quarta-feira (22), durante sessão ordinária no Plenário Orlando Spínola, da votação on-line feita entre os parlamentares para escolha dos jornalistas destaques da cobertura do Legislativo baiano ao longo de 2023.

Os vencedores na votação, que se encerrará às 17h, receberão os prêmios de acordo com a categoria de atuação. O troféu Quintino de Carvalho vai para o profissional que se destacou trabalhando em mídia impressa, o prêmio Armando Lobracci Neto é destinado aos jornalistas da mídia eletrônica (sites, blogs e mídias digitais), e o Wilson Menezes, para os profissionais de rádio e televisão.

exclamção leia também