29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Se liga - 04/04/2024, 11:07 - Da Redação

Jorge Solla vai a Pernambuco para inauguração da Hemobrás

O parlamentar participou há 20 anos da elaboração do projeto de criação da Hemobrás

Solla estará na inauguração da Hemobrás
Solla estará na inauguração da Hemobrás |  Foto: Reprodução/PT

O deputado fedral Jorge Solla (PT) embarca nesta quinta (4) para Pernambuco, onde estará na inauguração da fábrica da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás).

O parlamentar participou há 20 anos da elaboração do projeto de criação da Hemobrás. Em 2004 no Ministério da Saúde, quando era Secretário de Atenção à Saúde no primeiro governo Lula. O projeto foi atrasado nas últimas gestões presidenciais, mas o presidente Lula, em pouco mais de um ano, conseguiu retomar e entrega da primeira fábrica publica de hemoderivados da Hemobras.

Hemoba envia plasma excedente para a indústria de hemoderivados

A Hemoba enviou o plasma excedente, ou seja, que não seria utilizado em transfusões de sangue, para a indústria de hemoderivados. Em fevereiro e março deste ano, foram enviadas um total de 800 bolsas do hemocomponente à Hemobrás, com a perspectiva de um quantitativo maior nas próximas remessas, diante do potencial de produção da instituição. Em 2023, a Fundação iniciou o processo de qualificação do plasma produzido e, em janeiro de 2024, ocorreu a certificação após aprovação da Hemobrás para iniciar o fornecimento de plasma excedente para a indústria.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, atualmente, 80% do plasma disponível em doações de sangue pode ser empregado na produção de hemoderivados. A Portaria 1.710 de 2020, que alterou a Portaria de Consolidação nº 5 de 2017, normatiza a utilização do plasma não aproveitado na indústria de medicamentos no âmbito do SUS. No Brasil, 61 hemocentros estão qualificados a fornecer plasma à indústria.

O envio do plasma excedente foi resultado de um trabalho em equipe, uma parceria que permitirá a produção de hemoderivados utilizados no tratamento de pacientes.

exclamção leia também