A Bahia gnha mais um integrante no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ministra da Cultura da futura gestão, Margareth Menezes, confirmou nesta quinta (22) que o presidente do bloco afro Olodum, João Jorge, comandará a Fundação Cultural Palmares a partir de janeiro.
A informação foi dada em coletiva para a imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. Como missão, João Jorge terá que recuperar a credibilidade da fundação, que enfrentou momentos difíceis com Sérgio Camargo, que ficou no cargo até março deste ano. Camargo era contra as políticas de combate ao racismo.
Leia mais
Com Alckmin no bolo, Lula anuncia pacotão de ministros
"Anuncio João Jorge, presidente do bloco Olodum, para a presidência da Fundação Palmares. Ele vai resgatar a fundação que foi depredada fisicamente e internamente no último governo", disse Margareth.
Filiado ao PSB, João Jorge foi convidado para participar da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil na função de consultor. Ele também é mestre em Direito pela Universidade de Brasília e faz parte do conselho da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).