27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Justificou! - 05/05/2025, 14:48 - Da Redação

Jerônimo pede desculpas após fala sobre eleitores de Bolsonaro

Governador teria sugerido que bolsonaristas fossem levados para a “vala”

Governador Jerônimo Rodrigues (PT)
Governador Jerônimo Rodrigues (PT) |  Foto: Adriel Francisco | GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) pediu desculpas nesta segunda-feira (5), após uma declaração em que sugeriu que eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro fossem levados para a “vala”. A fala do petista foi feita na sexta-feira (2), durante uma agenda na cidade de América Dourada.

Leia Também:

“Tivemos um presidente que sorria daqueles que estavam na pandemia sentindo falta de ar. Ele vai pagar essa conta dele, e quem votou nele podia pagar também a conta. Fazia no pacote. Bota uma ‘enchedeira’. Sabe o que é uma ‘enchedeira’? Uma retroescavadeira. Bota e leva tudo pra vala”, disse o governador.

A declaração repercutiu em todo o país e chegou até o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que reagiu nas redes sociais. “Esse tipo de discurso, vindo de uma autoridade de Estado, não apenas normaliza o ódio como incentiva o pior: a violência política, o assassinato moral e até físico de quem pensa diferente”, escreveu Bolsonaro.

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) entrou com um pedido de impeachment contra Jerônimo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), com base no Artigo 7º da Lei do Impeachment (nº 1.079/1950). Segundo o texto, são crimes de responsabilidade contra o livre exercício dos direitos políticos, individuais e sociais: “impedir, por violência, ameaça ou corrupção, o livre exercício do voto”.

Diante da repercussão negativa, o governador decidiu se pronunciar e pediu desculpas, alegando que a fala foi retirada de contexto.

“Quem me conhece sabe: eu sou uma pessoa religiosa, sou uma pessoa de família, não vou nunca tratar qualquer opositor com um tratamento deste. [A fala] foi descontextualizada”, afirmou Jerônimo nesta segunda-feira. “Eu apresentei anteriormente a minha inconformação, a minha indignação com o modo como o país estava sendo tratado”, justificou.

exclamção leia também