O governador Jerônimo Rodrigues (PT) garantiu que o Governo do Estado, junto com a Secretária de Segurança Pública (SSP-BA), estão fazendo planos e ações contra a violência e o crime organizado na Bahia.
Durante a inauguração da reforma do Colégio da Polícia Militar, no bairro do Lobato, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (10), o petista concedeu entrevista e garantiu que "a missão está sendo feita".
"Mais uma agenda é dirigida à especificidade da polícia, porque isso aqui é um equipamento de segurança pública, mas o ato de ontem, a entrega de 90 viaturas semi-blindadas, nós anunciamos e hoje foi publicado no Diário Oficial o chamamento de 550 policiais de reserva, que eles possam virem para espaços administrativos. Nós liberaremos 550 homens e mulheres para irem pra ativa, pra rua. Então nós estamos fazendo um cerco da parceria. Hoje, por exemplo, neste momento está tendo uma reunião com o Ministério da Justiça e a o meu secretário de segurança pública, para a gente poder cuidar, zelar. Próxima semana eu irei à Brasília pra poder ver que tipo de apoio, de ajuda nós temos que fazer, mas a nossa missão tá sendo feita. Nós estamos capacitando os profissionais da segurança pública, nós estamos criando estruturas", afirmou o governador.
Além de convocar os agentes, Jerônimo promete em breve instalar câmeras de monitoramento nas fardas dos PMs. Segundo ele, o processo está atrasado devido a um imbróglio envolvendo as empresas fornecedoras.
"Sobre as câmeras no fardamento, nós só não estamos com ela ainda aplicada porque teve recursos das empresas contra a primeira empresa que ganhou, então a primeira perdeu a oportunidade de entregar as câmeras. A segunda tá no processo de avaliação e espero que até o final do ano a gente possa experimentar as câmeras nas fardas dos nossos policiais", garantiu.