25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Segurança Pública - 11/08/2025, 22:14 - Da Redação

Jerônimo entrega 118 viaturas e assina projetos de lei para segurança

Veículos foram entregues nesta segunda-feira (11), CAB

Cerimônia aconteceu no CAB, em Salvador
Cerimônia aconteceu no CAB, em Salvador |  Foto: Divulgação

O governador Jerônimo Rodrigues entregou 118 novas viaturas para as polícias Civil e Militar, durante a assinatura de projetos que reestruturam a organização da segurança pública no Estado, nesta segunda-feira (11), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Os veículos vão atender às unidades da capital e do interior.

Leia Também:

O investimento de R$ 25,6 milhões renova e amplia a frota e faz parte de um conjunto de ações para modernizar as forças de segurança e garantir mais proteção à população. Foram destinadas 80 viaturas para a PMBA, sendo 30 caminhonetes com cela e 50 SUVs, que vão atender unidades na capital e em cidades da Região Metropolitana de Salvador.

Já a PCBA recebeu 38 veículos, sendo 26 picapes sem cela e 12 carros descaracterizados, ao custo de R$ 6,7 milhões. Serão beneficiados os municípios de Alagoinhas, Barreiras, Dias D’Ávila, Eunápolis, Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Salvador e Vitória da Conquista.

Números de agentes subirá de 1.200 para 1.800
Números de agentes subirá de 1.200 para 1.800 | Foto: Divulgação

Mudanças na SSP

Os projetos de lei assinados pelo governador serão enviados para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em regime de urgência e promovem mudanças estruturais na Secretaria da Segurança Pública (SSP), na Polícia Civil (PCBA) e na Polícia Militar (PMBA).

Na Civil, será criado o cargo de Delegado-Geral Adjunto de Operações e cinco novas Diretorias Regionais do Interior, ampliando a cobertura em áreas estratégicas como Porto Seguro, Feira de Santana e Juazeiro. "Não tenho dúvida em afirmar que essa inovação vai trazer uma eficiência muito grande na atividade policial. Ou seja, nós vamos ter um olhar específico da ponta, mais próximo com a realidade", afirmou o delegado-geral da PCBA, André Viana.

PC-BA ganhará novas unidades no interior do estado
PC-BA ganhará novas unidades no interior do estado | Foto: Divulgação

Na PMBA, as novidades incluem a criação de 25 novas unidades, entre batalhões, companhias independentes e comandos regionais, espalhados por cidades de todo o estado, e 19 cargos correspondentes. "Essa reestruturação possibilita um melhor controle do nosso objetivo, maior proximidade com a comunidade que servimos e maior compromisso nosso em bem servir", pontuou o comandante-geral da PMBA, coronel Antônio Magalhães.

O número de policiais vai passar de 1.200 para 1.800 e o período de trabalho, de quatro para seis anos de atuação, tanto administrativa quanto operacional.

exclamção leia também