O governador eleito, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou na tarde desta quinta-feira, 29, na sede da Desenbahia, em Salvador, os quatro últimos nomes que faltavam ser anunciados da sua equipe de secretários.
Três não foram novidades e seguem nas pastas que já ocupavam: André Joazeiro na Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Edelvino Góes na Administração do Estado (Saeb); e Claudio Peixoto na Secretaria de Planejamento (Seplan).
O anúncio mais aguardado do dia, delegado federal Marcelo Werner foi o indicado para a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Além disso, o governador eleito anunciou a manutenção do coronel Paulo Coutinho no comando da Polícia Militar, o coronel Adson Marchesini no Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e a delegada Heloísa Brito como delegada-geral da Polícia Civil do Estado da Bahia.
“Tem que se trabalhar de forma integrada, pois envolve outras secretarias, como Direitos Humanos, Educação, Saúde e outras. Temos que trabalhar contra o crime organizado, com foco na inteligência, valorizando o nosso quadro de pessoal e trabalhando de forma alinhada com o governo federal”, apontou o secretário anunciado.
Perfis
Marcelo Werner é soteropolitano, graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Marcelo Werner é delegado da Polícia Federal (PF) e acumula uma série de experiências em cargos de gestão na instituição. Professor de técnicas operacionais da PF desde 2021, o próximo secretário da Segurança Pública já foi chefe do Setor de Inteligência Policial (SIP) da Polícia Federal, chefe substituto da Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro, chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Superintendência Regional da PF na Bahia e chefe substituto da Delegacia de Polícia de Imigração (Delemig).
Desde maio deste ano, Werner exerce o cargo de delegado regional de investigação e combate ao crime organizado da Superintendência da Polícia Federal na Bahia. Antes da PF, foi técnico judiciário do Tribunal de Justiça da Bahia e também atuou como advogado.
Mantido no comando da Saeb, onde atua deste 2013, Edelvino Góes é graduado e mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor universitário. Teve uma passagem no Ministério da Fazenda em 2001 e foi aprovado, em novo concurso público, para desempenho do cargo de analista do IBGE a partir de 2002. Em 2006, foi cedido ao Tribunal de Justiça da Bahia para exercício da função de Chefe de Gabinete do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (IPRAJ). Em janeiro de 2007, foi cedido ao Governo do Estado da Bahia, para assumir o cargo de Chefe de Gabinete da Secretaria da Administração do Estado da Bahia.
Outro que permanece no cargo, André Joazeiro é o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia desde julho deste ano. Ele é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Ele coordenou o planejamento do Parque Tecnológico da Bahia através da Fundação CERTI e também atuou na antiga Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (atual SDE), por cinco anos, nas funções de Chefe de Gabinete, Superintendente e Assessor Especial, quando coordenou a CTGA, responsável pela implantação dos projetos de energias renováveis.
Já Cláudio Peixoto, que segue na titularidade da Seplan, é bacharel em Administração Pública pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e possui especialização em Finanças Públicas pela Ufba.
Peixoto atua em cargos da administração pública desde 1994, quando passou a exercer a função de Chefe da Divisão Administrativa da extinta Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), onde permaneceu até o ano de 1998, quando, através de concurso público, entrou para a carreira de EPPGG, sendo lotado no quadro de pessoal da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).
Entre os anos de 2002 e 2006, esteve à disposição do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), oportunidade em que atuou como Assessor Chefe de Planejamento junto ao Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (Ipraj). Na Seplan, exerceu o cargo de Superintendente de Orçamento Público, unidade sistêmica vinculada à estrutura da Secretaria, entre os períodos de 2007 a 2015 e de 2019 a 2021. No intervalo de 2015 a 2019, foi nomeado para o cargo de Chefe de Gabinete da Seplan. Atualmente é Secretário do Planejamento em exercício, cumprindo cumulativamente a função de Chefe de Gabinete da pasta.
Equipe completa
Com os anúncios da tarde desta quinta, as 25 pastas da gestão do governador eleito, Jerônimo Rodrigues estão completas. Confira os indicados:
Comunicação (Secom) – André Curvello
Desenvolvimento Econômico (SDE) – Angelo Almeida
Desenvolvimento Urbano (Sedur) – Jusmari Oliveira
Política para as Mulheres (SPM) – Elisângela dos Santos Araújo
Cultura (Secult) – Bruno Monteiro
Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) – Davidson Magalhães
Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas – Patrícia Pataxó
Casa Civil: Afonso Florence
Secretaria de Relações Institucionais (Serin): Luiz Caetano
Saúde (Sesab): Roberta Santana
Educação (SEC): Adélia Pinheiro
Justiça e Direitos Humanos (SJDH): Felipe Freitas
Assistência e Desenvolvimento Social (Seades): Fabya Reis
Infraestrutura (Seinfra): Sérgio Brito
Fazenda (Sefaz): Manoel Vitório
Agricultura (Seagri): Tum
Turismo (Setur): Maurício Bacelar
Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi): ngela Guimarães
Meio Ambiente (Sema): Eduardo Sodré Martins
Desenvolvimento Rural (SDR): Osni Cardoso
Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS): Larissa Gomes Moraes
Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap): José Antônio Maia Gonçalves