24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

QUER AGILIDADE - 05/07/2024, 08:34 - Alan Rodrigues e Gabriela Araújo/ Portal A Tarde

Jero manda a real para consórcio chinês da ponte Salvador-Itaparica

Governador ainda falou sobre papel que presidente Lula pode desempenhar para 'destrave' da ponte

Jero deu prazo de 40 dias para denifição de ajuste contratual
Jero deu prazo de 40 dias para denifição de ajuste contratual |  Foto: Thuane Maria | GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) espera ter em até 40 dias uma definição sobre o ajuste contratual com o consórcio chinês responsável pela construção da ponte Salvador-Itaparica para acelerar o processo de sondagem e início das obras.

Como noticiado pelo Grupo A Tarde, o governador estaria incomodado com as alterações sugeridas no contrato. Na cerimônia de lançamento do plano Safra Bahia o governador falou sobre os entendimentos com os chineses e disse acreditar na força do presidente Lula para destravar a negociação.

"Tem um contrato assinado. [os chineses] Estão pedindo correções por conta da pandemia e é justo o que eles pedem. Só queremos saber que valor é, que tamanho é", disse Jerônimo, que também deixou claro que pode desfazer o trato como fez com o VLT.

"Se a ponte continuar também nesse perfil eu terei a coragem de fazer, sim. Só que retomou-se. A ida do ministro Rui, do ministro Geraldo Alckmin, à China, gerou uma reunião com o staff do governo Xi Jing Ping. Isso fez com que nós tivemos a presença das empresas com mais calor aqui. Já tem balsas maiores começando a fazer sondagem de média a alta profundidade", ponderou Jerônimo.

O governador lembrou que, em novembro, Brasil irá sediar o encontro do G-20 e que o presidente Lula esteve por duas vezes na China e solicitou empenho do presidente chinês para construção da ponte. "O Xin Jin Ping vai estar aqui, vai ficar ruim se ele vier a Salvador e não ver nada da ponte", aposta o governador.

exclamção leia também