28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Empatia tamanho G! - 12/02/2024, 23:41 - Dara Medeiros

Jero faz pausa na folia e visita áreas atingidas pela chuva na Bahia

Governador prestou apoio à população do Extremo Sul do estado

Jerônimo Rodrigues visitou as cidades atingidas pela chuva
Jerônimo Rodrigues visitou as cidades atingidas pela chuva |  Foto: Mateus Pereira / GOVBA

Deixando a folia de lado por um motivo nobre, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) visitou o Extremo Sul da Bahia nesta segunda-feira (12). Nos últimos dias, a região foi atingida por fortes chuvas, que causaram prejuízo para a população e estrutura de várias cidades.

“Hoje eu tirei o dia para visitar o extremo sul atingido pelas fortes chuvas, assim como fiz na semana passada. Aqui estamos atuando com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e as diversas secretarias estaduais responsáveis para dar o apoio necessário para as prefeituras e comunidades afetadas”, disse Jerônimo.

Ele cumpriu agenda em Teixeira de Freitas e seguiu para Medeiros Neto. Ele sobrevoou o local para inspecionar as áreas afetadas e autorizou a elaboração de um projeto para a construção da barragem do Rio Itanhém: “Além de servir para armazenar água, irá garantir a segurança das comunidades durante os períodos de chuvas mais intensas”.

A partir desta autorização, a Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica e de Saneamento (Sihs) vai iniciar o processo licitatório para elaboração do projeto, contando com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), que será responsável pela obra. Os municípios beneficiados serão Medeiros Neto, Alcobaça e Teixeira de Freitas, com o valor de aproximadamente R$ 1,2 milhão de investimento inicial.

Imagem ilustrativa da imagem Jero faz pausa na folia e visita áreas atingidas pela chuva na Bahia
Foto: Mateus Pereira / GOVBA

Chuvas e prejuízos

Nesses últimos dias, as chuvas afetaram 250 estruturas, incluindo residências, centros de saúde, escolas e outras instalações públicas e comunitárias, além do sistema de esgotamento sanitário, segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec). Ao total, 10 famílias ficaram desalojadas.

“A Sudec está atuando na região com ajuda humanitária, com cestas básicas, colchões, lençóis, cobertores, água mineral, buscando dar o mínimo de conforto às pessoas nesse momento de grande desafio e agora principalmente com esse olhar apurado do governador, buscando ver também que medidas podem ser tomadas para que situações estruturais possam fortalecer a cidade e preparar melhor para outros momentos como esse que certamente acontecerão de forte chuva aqui na região”, afirmou o superintendente do órgão, Heber Santana.

exclamção leia também