31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

trocando em miúdos - 10/05/2023, 06:33 - Vinicius Rebouças

Jero explica "pacotão" de reajustes enviados à Alba

Governador convoca coletiva em Salvador para explicar projeto de reestruturação do Estado

Governador oferece 4% de reajuste linear e servidores querem 9%
Governador oferece 4% de reajuste linear e servidores querem 9% |  Foto: Rafael Martins/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues e secretários estaduais irão detalhar o pacote de Projetos de Lei enviado à Assembleia Legislativa (Alba) em coletiva de imprensa às 10h30 de hoje (10) no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB)

O 'pacotão' do gov eviado à Casa Legislativa objetiva a modernização na organização das forças de Segurança, reestruturação de cargos e diferentes modalidades de reajustes para os servidores. Com isso, segundo o Palácio de Ondina, pretende-se o Estado e valorizar o funcionalismo. O destaque vai para as melhorias voltadas às áreas de Educação, Saúde e Segurança.

Reajuste Linear

Entre as novidades, está o reajuste linear de 4% para todas as carreiras da administração direta e indireta, beneficiando um total de 270 mil pessoas, incluindo servidores ativos, ocupantes de cargo em comissão, profissionais Reda, aposentados e pensionistas.

Nesse quesito os servidores não parecem contentem com o percentual. Tanto que se reuniram numa "plenária coletiva" onde representantes de diversas categorias deliberaram sobre um pedido de reajuste em 9% retroativo a janeiro deste ano, além da reparação das perdas salariais na ordem de 53%.

Educação

Na área da Educação, haverá aumento do salário base do professor do magistério com carga horária de 40 horas semanais, além de reajuste nos vencimentos em percentual acima do aumento linear dos servidores.

Saúde

Com relação aos trabalhadores da Saúde, haverá a aplicação de promoção extraordinária para as diversas carreiras, incluindo médicos e profissionais que atuam em serviços auxiliares, além de ganho médio também acima do reajuste linear do funcionalismo, além de ganho médio também acima do reajuste linear do funcionalismo.

Outras medidas

Outra medida enviada pelo Governo é a criação de novos grupamentos de Segurança, para melhor atendimento à população, e reajuste no valor do Prêmio por Desempenho Policial (PDP) – que recompensa policiais militares, civis e técnicos pela atuação na redução no número de mortes violentas no estado.

E ainda a modernização das estruturas e a intensificação no fluxo de promoções entre os diversos postos das carreiras.

exclamção leia também