26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Conversa boa! - 12/01/2023, 20:53 - Cássio Moreira

Jero bate-papo com ministro e governadores pela net

Reunião alinha relação entre os estados com a União

Governador abre o 'computer' e põe a mão na massa
Governador abre o 'computer' e põe a mão na massa |  Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) não teve uma quinta-feira (12) apenas de Lavagem do Bonfim. Já pela tarde, o sucessor de Rui Costa (PT) no Palácio de Ondina teve uma reunião por videoconferência com outros governadores e com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT).

A conversa teve como um dos pontos o alinhamento entre os estados e a União. Participaram do encontro a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), o do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e o da Paraíba, João Azevedo (PSB). Os governadores e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) devem se encontrar no dia 27.

O objetivo do grupo é criar um calendário de parcerias entre os estados de debater temas como o ICMS, educação, saúde, obras e infraestrutura. “O presidente Lula já anunciou no seu programa de governo, em todas as agendas políticas, que restabeleceria a relação federativa, que é a relação de debate, construção, efetivação das políticas públicas entre o governo federal, os governos estaduais e os municipais. Isso estava bastante deteriorado, os últimos governos não vinham fazendo esse tipo de relação e ele agora chamou à responsabilidade. Nós já havíamos conversado com ele na reunião que fizemos na segunda-feira passada, quando fomos lá mostrar nossa solidariedade ao três poderes e, agora, a Casa Civil, o ministro Rui Costa e o ministro Padilha, das Relações Institucionais, chamaram reuniões com alguns governadores para preparar esse documento e esse grau de relacionamento que teremos”, disse o governador baiano.

Jero ainda completou: “Por exemplo, conectividade, internet para todos os municípios, em cada canto de todo o país. É um tema que é comum. Nós temos temas que são comuns ao país inteiro e aqueles que são específicos de cada estado”, fechou.

exclamção leia também