O ex-presidente Jair Bolsonaro esteve a um passo de se tornar o mais novo cidadão catarinense. No entanto, o projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) acabou sendo arquivado por falta de quórum.
"Eu vejo que nós não temos novamente quórum para votação", comentou o deputado estadual Mauro de Nadal (MDB), na última terça-feira (30) para poucos parlamentares. Houve um tempo de espera, ainda, para caso houvesse alguma manifestação, mas no final a pauta de fato foi retirada.
O projeto de lei é de autoria do deputado estadual Oscar Gutz (PL). A grande polêmica em torno da honraria é que uma lei estadual proíbe a concessão do título para pessoas inelegíveis.
Leia mais:
Xandão determina saída de Mauro Cid do 'xilindró'
Bruno Kings afirma que não é bolsonarista: "Estratégia fracassada"
Essa lei foi alterada em 2021 para que Lula (PT) não conseguisse o título de cidadão catarinense antes do atual presidente reconquistar seus direitos políticos. Bolsonaro está inelegível até 2030.
Antes de ser sancionada pelo governador Jorginho Mello (PL), a honraria precisa passar pela votação de sua redação final na Alesc.