A irmã de Marielle Franco, Anielle Franco, vai entrar para o Partido dos Trabalhadores (PT) nesta terça-feira (2). A filiação será realizada durante um ato no Rio de Janeiro. O evento acontece no Circo Voador, e vai contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da primeira-dama, Janja, e da presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann.
Atualmente, ela é a ministra da Igualdade Racial do Brasil, mas estava se preparando para construir uma carreira política há alguns meses. Segundo a assessoria dela, Anielle tomou a decisão de integrar o PT no ano passado. Mesmo com essa movimentação, o plano político da irmã de Marielle ainda não está definido.
A ministra já foi uma das opções petistas para se candidatar como vice do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), na campanha de reeleição dele. Porém, o nome dela não teria agradado o prefeito, que estaria buscando alguém por conta própria para acompanhá-lo na candidatura, de acordo com informações do Metrópoles.
Um ponto a se considerar é que Eduardo Paes pretende deixar a prefeitura do Rio, caso consiga se reeleger, em 2026 para se candidatar a governador do estado. Por isso, o vice-prefeito está sendo escolhido com muita cautela.
Em meio a indecisões, Anielle Franco ainda tem o apoio de aliados, dentre eles a própria Janja e de lideranças petistas. Se o martelo sobre a candidatura ao lado de Paes não for batido, ela deverá se candidatar como deputada federal daqui a dois anos.