Mais um caso de intolerância política registrado na Bahia. Dessa vez o caso ocorreu na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Dois homens, que se declaram apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), invadiram a reitoria e coagiram a secretária do gabinete, nesta segunda-feira (17).
Diante da situação, o reitor, Evandro do Nascimento, saiu da sua sala para intervir na caso. De acordo com o relato dele, os homens, que faziam filmagens sem autorização, questionaram de forma abrupta o motivo de uma universidade pública permitir a presença de uma faixa com os dizeres 'Fora Bolsonaro'.
O reitor enfatizou o posicionamento que vem manifestando publicamente em suas últimas entrevistas, afirmando que não há qualquer crime eleitoral em curso, uma vez que a livre manifestação do pensamento é respaldada pela legislação vigente.
Os bolsonaristas argumentaram que a faixa colocada pela Adufs é um incentivo à formação de estudantes de esquerda, o que foi rechaçado por Evandro. Diante do posicionamento do reitor, os homens deixaram a reitoria e tentaram por meio de um servidor da Unidade de Infraestrutura e Serviços (Uninfra) saber informações sobre a Adufs, mas não tiveram êxito. Outros dois homens os aguardavam do lado de fora da Reitoria. Antes de sair, os quatro homens retiraram duas das três faixas que estavam colocadas no pórtico da universidade.
Diante do ocorrido, o assessor jurídico do sindicato, Danilo Souza Ribeiro, acionará os órgãos competentes para adoção das medidas que consideram adequadas para identificação e responsabilização dos agressores.