
O governo irá apresentar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) nesta segunda-feira (15). A previsão é de que o salário mínimo aumente de 1.412 reais para 1.502, representando um aumento de 6,37%.
O projeto da LDO agora trará uma meta de déficit zero para 2025, ao invés de superávit, como estava previsto até o ano passado. A projeção do salário mínimo ainda poderá ser ajustada se a inflação, até o fim do ano, for maior ou menor do que o previsto.
A LDO desempenha um papel crucial como um "guia" para a elaboração do Orçamento de 2025, ao mesmo tempo em que transmite sinais ao mercado sobre a visão do governo em relação ao cenário econômico. Anteriormente, o governo tinha como expectativa um superávit de 0,5% do PIB em 2025, significando uma previsão de arrecadação superior às despesas. No entanto, essa meta exigiria um esforço considerável, podendo gerar desconfiança tanto no mercado quanto no Congresso Nacional.
A mudança na meta também impacta os anos seguintes. Para 2026, o governo agora prevê um superávit de 0,25%, seguido por 0,5% em 2027, até atingir 1% em 2028.
O maior dificultador de manter uma meta de 0,5% do PIB é o impacto que isso pode trazer nas políticas sociais que são feitas no governo petista.

