27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Mercado de trabalho - 25/03/2024, 22:14 - Cássio Moreira

Governo entrega Selo Lilás pra quem fortalece papel da mulher

Primeira edição do prêmio rolou na Associação do Comércio da Bahia

Ao todo, 83 empresas receberam o Selo Lilás
Ao todo, 83 empresas receberam o Selo Lilás |  Foto: Fernando Vivas/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) e a secretária estadual de Política para Mulheres, Elisângela Araújo (PT), entregaram, nesta segunda-feira (25), o Selo Lilás, destinado para empresas públicas e privadas que consigam cumprir metas voltadas para a inserção de mulheres e igualdade de gênero dentro dos ambientes de trabalho.

Leia mais

“Dia de reparação”, brada deputada sobre prisões por morte de Marielle

O projeto é uma iniciativa da deputada estadual Neusa Cadore (PT), que ofereceu o projeto à memória de Marielle Franco, que teve os mandantes da sua morte presos no domingo (24). Ao todo, 83 empresas foram agraciadas na primeira edição do prêmio.

"Então, hoje também, eu tenho que dedicar esse momento de agradecimento e de esperança a Marielle e a tantas Marielles que hoje continuam na luta, acreditando sim que nós temos que tiraram dentro da gente toda essa violência”, afirmou a deputada.

A secretária Elisângela Araújo destacou o simbolismo da premiação e das políticas de promoção de igualdade de gênero, e pontuou que a Bahia se tornou pioneira.

"Tem um simbolismo muito forte para as mulheres da Bahia. A entrega do Selo Lilás é mais uma ação da Secretaria de Política para as Mulheres que o governo do Estado sancionou [...] Estamos sendo pioneiras seguindo a determinação da lei federal da igualdade salarial entre mulheres e homens sancionada pelo presidente Lula", pontou Elisângela.

Já o governador Jerônimo reforçou a necessidade de práticas para incentivar e garantir a presença de mulheres em ambientes de trabalhos.

"Não é um adesivo colado no peito, ou na parede. Tanto não é, que a Assembleia aprovou uma lei reconhecendo a importância disso. Quem nos dera a gente não precisasse de lei para garantir a presença de mulheres nos diversos locais [...] Tem um percentual de exigência para esse selo, que é de 30% do público trabalhador para receber o título de Selo Lilás tem que ser mulher. Só aqui a gente já ouviu empresas que está até duas vezes mais", afirmou o governador.

exclamção leia também