26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Deu treta - 08/11/2023, 09:30 - Da Redação

Governo do Ceará mete processo em Ciro após acusação de 'mão grande'

Ex-governador afirmou que nenhuma obra é realizada no estado sem distribuição de propina

Ex-ministro vai ter que explicar na Justiça declaração polêmica
Ex-ministro vai ter que explicar na Justiça declaração polêmica |  Foto: José Cruz/Agência Brasil

O governo do Ceará entrou na Justiça para que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), também ex-governador, explique a acusação de que todas as obras do estado estão sendo executadas com o pagamento de propina.

Leia mais

Ciro Gomes cai pro fight com o irmão durante encontro do PDT

A fala de Ciro ocorreu em uma convenção do PSDB cearense, seu antigo partido, no dia 30 de outubro.

"Tá tudo dominado, que nem as periferias estão pelas facções criminosas. Eu vou dizer para vocês, hoje, no Ceará, que era famoso pela decência [...] Não se realiza uma obra pública sem pagar propina. Uma obra pública sequer se realiza nesse estado sem pagar propina aos donos do poder que estão aí", disparou na ocasião.

Na ação promovida pela Procuradoria-Geral do Estado, os procuradores pedem que Ciro aponte fatos e provas que sustentem suas declarações.

"Ele deve indicar, expressamente, com base em que provas e fatos sustenta suas alegações contrárias a todo um conjunto de agentes, servidores e colaboradores que se dedicam, no serviço público estadual, a conduzir os processos licitatórios e os contratos tão necessários ao bem do povo cearense", diz trecho da ação.

Ciro rompeu com o grupo político que governa o Ceará, incluindo o irmão Cid Gomes, em 2022. Atualmente, o petista Elmano de Freitas lidera o executivo estadual.

exclamção leia também