O Governo da Bahia lançou, nesta quinta-feira (20), a licitação para a revitalização do Parque Metropolitano de Pituaçu, uma das maiores áreas verdes da capital baiana. O vice-governador Geraldo Júnior esteve presente na cerimônia realizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), representando o governador Jerônimo Rodrigues.
A primeira etapa da obra, que terá um investimento de R$ 25 milhões, alcança toda a extensão da ciclovia do parque. A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), será responsável por realizar os serviços. A licitação, que tem 90 dias para ser concluída, será publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (21). O prazo de execução do projeto é de até 12 meses.
O orçamento previsto alcança os 15 quilômetros da ciclovia, com construção de cinco quilômetros de passeio, implantação de novos pontos de apoio e de primeiros socorros. A obra contempla também a implantação de bicicletário, cercamento de trechos do parque, iluminação, paisagismo, contenção e estabilização de taludes e intervenção para encerrar os alagamentos no KM 9 da ciclovia. Mesmo durante os serviços, os visitantes poderão continuar frequentando o local.
Criado em setembro de 1973, o Parque Metropolitano de Pituaçu possui uma área total de 392 hectares, preservando uma significativa área de Mata Atlântica. Nele já foi catalogada uma grande diversidade de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. A lagoa tem quatro quilômetros de extensão e 200 mil metros quadrados de espelho d'água.