Nesta sexta-feira (11), o presidente Lula (PT) vai realizar o lançamento do Novo Pac (Programa de Aceleração do Crescimento) e convidou todos os 27 governadores do país, porém alguns que são da oposição e alinhados ao bolsonarismo entortaram a boca e não devem se fazer presentes.
Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, 21 dos 27 chefes de Executivos estaduais e distrital já disseram que estarão presente. Já os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, (PSDB), de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), confirmaram que vão enviar representantes. Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, ainda não confirmou presença.
O evento, que vai contar com cerca de 800 convidados, é considerado um dos maiores já realizados pelo cerimonial de Lula. O novo programa terá investimentos públicos federais de R$ 240 bilhões nas áreas de transporte, infraestrutura social inclusiva, energia, inclusão digital, infraestrutura urbana e água para todos. Também estarão presentes no lançamento 30 ministros do atual governo.