26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Problemático? -

Futuro deputado? Relembre polêmicas do candidato Soldado Côrrea

Candidato a deputado federal pelo Republicanos acumula episódios controversos envolvendo punição disciplinar, rifas e um disparo contra motociclista

Soldado Côrrea é candidato a deputado federal
Soldado Côrrea é candidato a deputado federal |  Foto: Reprodução/TV Aratu

Conhecido nas redes sociais pelo conteúdo ligado à segurança pública, o Soldado Côrrea, nome de urna de Diego Santana Corrêa de Oliveira, está na disputa por uma vaga de deputado federal pela Bahia em 2026.

Antes de entrar na corrida eleitoral, porém, Côrrea já havia se envolvido em episódios que provocaram repercussão dentro e fora da Polícia Militar da Bahia. Entre os casos estão uma prisão administrativa de 30 dias, questionamentos envolvendo rifas e sorteios divulgados nas redes sociais e um episódio em que baleou um motociclista durante uma abordagem fora de serviço, em Salvador.

Prisão administrativa de 30 dias

Um dos episódios de maior repercussão ocorreu em 2024, quando Côrrea foi punido pela Polícia Militar da Bahia com 30 dias de detenção no Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas.

Segundo apuração à época, a punição teve relação com declarações feitas pelo policial durante participação no podcast Fala Glauber. Entre as falas consideradas pela corporação, estavam críticas ao então ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, além de declarações que foram classificadas pela PM como apologia à violência e à letalidade policial.

No processo disciplinar, a PM apontou, entre outros pontos, que Côrrea teria feito ofensas contra a autoridade do então ministro e utilizado linguagem considerada incompatível com a hierarquia e a disciplina militar.

Côrrea, por sua vez, sustentou que a punição tinha caráter político e afirmou que estava sendo perseguido por causa de suas manifestações públicas.

A detenção começou em outubro de 2024 e ele deixou o Batalhão de Choque após cumprir os 30 dias.

Polêmica com rifas e sorteios

Outro episódio que colocou o nome do candidato no centro das atenções envolveu as chamadas rifas divulgadas nas redes sociais.

Em junho de 2025, Côrrea e o também policial e influenciador Luan Matos participavam da divulgação de sorteios com prêmios como dinheiro, carros, motos e celulares.

Segundo informações, os sorteios não possuíam autorização do Ministério da Fazenda. O caso ganhou ainda mais atenção porque a Operação Falsas Promessas, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia, investigava um esquema de rifas ilegais e lavagem de dinheiro envolvendo outras pessoas, inclusive policiais militares.

Questionado sobre o assunto, Côrrea negou que realizasse “rifas” e afirmou que se tratava de “sorteios” ou “títulos de capitalização”. Na mesma ocasião, admitiu que não havia buscado regularizar a atividade junto ao governo.

A Polícia Militar informou que adotaria medidas para apurar possíveis transgressões à legislação, garantindo aos envolvidos direito ao contraditório e à ampla defesa.

Tiro em motociclista no Imbuí

Já em maio de 2026, Côrrea voltou a aparecer no noticiário após atirar contra um motociclista durante uma ocorrência no trânsito, na região do Imbuí, em Salvador.

Segundo relatos divulgados à época, o policial estava fora de serviço quando percebeu um motociclista trafegando de forma que considerou suspeita. Côrrea relatou que desconfiou de uma possível emboscada e decidiu abordar o homem.

Leia Também:

Ainda de acordo com o relato do próprio policial, o motociclista teria colocado a mão na cintura durante a abordagem. Côrrea então efetuou um disparo que atingiu o homem no pescoço. O motociclista foi socorrido para o Hospital Roberto Santos.

O caso passou a ser investigado pela Polícia Civil, mas até o momento não houve um desfecho.

Briga com outro policial influenciador

Mais recentemente, já no clima das eleições de 2026, Côrrea também se envolveu em uma desavença com o policial e influenciador Luan Matos.

Segundo apuração do MASSA!, os dois romperam a relação depois que Luan declarou apoio a Alexandre Tchaca, candidato a deputado estadual, e Capitão Alden, que também concorre a deputado federal.

O episódio ganhou contornos políticos porque Alden disputa justamente uma vaga na Câmara dos Deputados, o mesmo cargo buscado por Côrrea.

De policial influencer a candidato

A entrada de Côrrea na política aconteceu depois de uma trajetória marcada pela forte presença nas redes sociais e por conflitos com a própria corporação.

Em dezembro de 2025, ao anunciar sua pré-candidatura, ele afirmou que havia sofrido punições, afastamentos e processos administrativos na PM. Também declarou que considerava as medidas uma forma de perseguição política.

exclamção leia também