26º Salvador, Bahia
previsao diaria
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Colé, Negão! - 19/10/2022, 22:22 - Louise Batista - Atualizado em 19/10/2022, 22:39

Fundo eleitoral de ACM Neto na mira de entidades do Movimento Negro

Questionamento direcionado ao ex-prefeito de Salvador é em razão da autodeclaração como pardo

ACM Neto é candidato pelo União Brasil
ACM Neto é candidato pelo União Brasil |  Foto: Uendel Galter/ Ag A Tarde

Será entregue ao Tribunal Regional Eleitoral Da Bahia (TRE-BA) através da Entidades do Movimento Negro uma denúncia questionando a utilização do fundo eleitoral para negros e a campanha do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.

O ex-prefeito que disputa o segundo turno das eleições para governador do estado com Jerônimo Rodrigues (PT), se envolveu numa polêmica após reforçar autodeclaração como pardo, logo no início da campanha para o governo da Bahia. Reveja a declaração dita durante entrevista ao programa Bahia Meio Dia da TV Bahia.

Advogados que atuam no Movimento Negro já pediram uma audiência com o Procurador Regional Eleitoral, Fernando Túlio da Silva. A peça jurídica solicita ao Tribunal Regional Eleitoral - TRE-BA medidas enérgicas contra "atos que atentam contra a efetividade das políticas públicas de ação afirmativa no âmbito da Justiça Eleitoral da Bahia".

O documento pede que o TRE assuma medidas como: Tornem público o número total de candidatos e candidatas negros, por região em todo o país, informem o prazo para o depósito nas contas eleitorais e Descrevam os critérios utilizados na avaliação das declarações raciais dos candidatos.

exclamção leia também