Uma parte da ala petista considera um equívoco a decisão do governo federal, anunciada nesta quarta-feira (15), de desistir da fiscalização de transações financeiras após a disseminação de fake news sobre uma suposta taxação do Pix. Integrantes do PT também expressam preocupação com o possível fortalecimento político do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) diante dessa situação. As informações são do Estadão.
Para alguns membros do PT, Nikolas Ferreira saiu como um "herói", já que a decisão do governo foi anunciada apenas um dia após o parlamentar publicar um vídeo criticando as mudanças na fiscalização, que já ultrapassou a marca de 100 milhões de visualizações. Essa mudança repentina de postura, segundo os petistas, pode passar a impressão de que havia, de fato, a intenção de taxar o Pix e o deputado bolsonarista que impediu essa situação.
Leia mais:
Urgente! Governo desiste de aumentar fiscalização no Pix
Vídeo de Nikolas Ferreira sobre taxação do pix passa as 100 milhões de visualizações
A expectativa dentro do PT agora é que o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, consiga melhorar a comunicação do governo com a população, evitando a propagação de novas fake news que comprometam a imagem da gestão federal.
Qual seria a nova regra do Pix?
A Receita Federal planejava intensificar a fiscalização de transferências via Pix. Movimentações acima de R$ 5 mil realizadas em bancos digitais teriam os dados enviados ao órgão, da mesma forma que ocorre com instituições financeiras tradicionais. O objetivo da operação era identificar possíveis casos de sonegação fiscal.