O ator José de Abreu iria receber, às 14h30 desta quinta-feira (3), a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba): a Comenda 2 de Julho. Contudo, segundo comunicado da Alba, a sessão precisou ser adiada devido ao fechamento do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, por causa de uma forte neblina.
"O ator chegou a ir para o Aeroporto do Galeão para tentar embarcar, mas os transtornos causados pelo fechamento do Santos Dumont afetaram todos os voos. Como ele está em período de gravação, optamos por remarcar a homenagem a um dos maiores e mais respeitados artistas deste país. Em breve, a ALBA informará a nova data para a homenagem", explica o deputado Zé Raimundo, presidente em exercício da ALBA.
A concessão dessa homenagem ao artista da TV Globo foi uma iniciativa do ex-deputado estadual Marcelino Galo (PT), encampada por Fátima Nunes (PT) na atual legislatura.
Abreu chegou a se manifestar através das redes sociais, alegando problemas com seu voo. O ator criticou a companhia aérea Gol, que ele afirma ter mudado o destino de sua viagem.
O ator
José de Abreu nasceu em Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, e fez sucesso por interpretar vários personagens marcantes na teledramaturgia brasileira.
Filiado ao PT, Abreu também é conhecido por suas posições de esquerda no país. Durante o período entre 2018 e 2022, defendeu a democracia brasileira quando o então presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), fez vários questionamentos ao sistema.