Feira de Santana pode passar por uma nova contagem de votos após o fim das Eleições 2024. Os candidatos que buscam a medida denunciaram o PRD, que teve Jorge Oliveira como eleito, e a Federação Cidadania/PSDB, que elegeu os vereadores Jurandy Carvalho e Pedro Américo, por fraude na cota de gênero.
Leia mais:
“Vamos acelerar para concluir”, diz Rui Costa sobre Transnordestina
Fim da escala 6x1 vai beneficiar mulheres, diz ministra
Bomba no STF: Moraes diz que caso não se trata de um "mero suicídio"
Segundo a legislação eleitoral, o percentual de candidaturas para mulheres em cada partido ou coligação deve ser de 30%. Os candidatos a vereador não eleitos contam com o apoio de advogados especializados para solicitar a investigação dos partidos.
De acordo com uma fonte do judiciário ligada ao portal Conectando News, as denúncias serão analisadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Feira de Santana. ‘"Diferentemente do que aconteceu nesta atual legislatura, onde a Justiça deu o veredito no apagar das luzes, a situação agora mudou, e agirá rápido para evitar desgastes e transtornos maiores", afirmou.
Nas eleições de 2020, em Feira de Santana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a cassação dos mandatos dos vereadores Correia Zezito (Patriota) e Fernando Torres (PSD) após o entendimento da Justiça de que houve fraude na cota de gênero.