O Ministério da Cultura estará de volta a partir de janeiro. Eleito para um terceiro mandato, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem a refundação da pasta como uma das suas metas de governo. Cotada para comandar a pasta, a cantora Daniela Mercury falou sobre as conversas recentes com o novo presidente do país.
Daniela afirmou esperar que o setor cultural tenha uma importância nunca antes dada, e aproveitou para 'meter o pau' no governo Bolsonaro, que travou uma verdadeira guerra com os artistas durante sua passagem pelo poder.
"Lula já anunciou que vem aí ministério. Espero que a cultura tome a importância, a partir de agora, que não teve em nenhum governo, mas que especialmente neste último sofreu censura, e isso é completamente inaceitável. Os artistas são muito livres, autônomos, falam o que pensam, atuam politicamente, então um governo que tem um recorte antidemocrático acaba querendo calar todas as vozes independentes", disse a cantora ao portal G1 Bahia.
Daniela ainda disse ter conversado com Lula para fazer uma revolução cultural na terceira passagem do petista pelo Palácio do Planalto. "Eu falei com ele [Lula] nas nossas conversas de fazermos uma revolução cultural, fazermos a cultura ser tão importante quanto todas as outras áreas de produção do Brasil. É isso que acontece nos países desenvolvidos", afirmou Daniela.