29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Vai ter que pagar - 01/04/2024, 18:32 - Da Redação

Fachin mantém 'on' multa de R$ 30 mil pra Carla Zambelli

Deputada bolsonarista foi condenada por meter 'caô' sobre urnas

Decisão é do dia 26 de março
Decisão é do dia 26 de março |  Foto: Lula Marques/EBC

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou para as 'cucuias' o recurso da defesa da deputada federal Carla Zambelli (PL), que tentou anular a multa de R$ 30 mil contos por espalhar desinformações sobre as urnas eletrônicas.

A decisão é do dia 26 de março, mas foi publicada apenas nesta segunda-feira (1º). Ao rejeitar o recurso, Fachin afirmou que "a liberdade de expressão não pode ser a expressão do fim da liberdade".

Zambelli foi condenada por ter gravado um vídeo nas eleições de 2022 sugerindo uma manipulação nas urnas. "A liberdade de expressão não pode ser a expressão do fim da liberdade. Não se trata de proteger interesses de um Estado, organização ou indivíduos, e sim de resguardar o pacto fundante da sociedade brasileira: a democracia por meio de eleições livres, verdadeiramente livres. Não se trata de juízo de conveniência em critérios morais ou políticos, e sim do dever de agir para obstar a aniquilação existencial da verdade e dos fatos", meteu Fachin na decisão.

exclamção leia também