24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Pelo certo - 02/07/2023, 13:02 - Vinicius Rebouças

Fabíola Mansur quer luta de pretos e indígenas nos livros de história

Deputada cita datas e cidades não constam na narrativa contada nas escolas

Fabíola Mansur quer história da Independência do Brasil contada da maneira correta
Fabíola Mansur quer história da Independência do Brasil contada da maneira correta |  Foto: Cassio Moreira/ Portal Massa!

A reparação histórica dos eventos que levaram à independência do Brasil precisam ser revistos na Educação brasileira. É o que acredita a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), em opinião externada na manhã deste domingo (2) durante a celebração do bicentenário da Independência da Bahia.

"É importante que a gente tenha nos nossos livros de história a luta do povo preto, do povo indígena, do povo em geral, que expulsou os portugueses", afirmou.

A parlamentar citou ainda datas e cidades não constam na narrativa contada nas escolas de educação básica.

"Não é o 2 de Julho que é importante, começou em 25 de Junho lá em Cachoeira, com a luta no Recôncavo. Teve o 7 de Janeiro em Itaparica. Teve luta ainda em São Félix, Maragogipe, Caetité. É importante no bicentário fazermos uma grande ação e sentarmos com nossos deputados, porque já sabemos que a Independência do Brasil foi aqui [na Bahia], só precisamos colocar nos livros de história."

Fabíola aproveitou o momento para afagar o governador Jerônimo Rodrigues (PT) pelos seis meses de gestão recém-completados. "Vemos o governador criando uma marca própria, criando Comendas, atividades em vários locais", elogiou.

exclamção leia também