
Uma ação de saúde realizada em Itagimirim, no extremo sul da Bahia, chamou atenção após imagens enviadas ao MASSA! mostrarem pessoas próximas ao local do atendimento usando materiais associados à campanha de ACM Neto (União Brasil), candidato ao Governo da Bahia.
Nas imagens, é possível ver pessoas reunidas em uma estrutura montada para a chamada “Carreta da Saúde”, divulgada nas redes sociais por Devanir Brillantino, ex-prefeita de Itagimirim. No vídeo, uma das funcionárias aparece com uma camisa azul com o número 44, o mesmo utilizado por ACM Neto na disputa pelo governo estadual em 2026.
Também há, segundo o relato que acompanha as imagens encaminhadas ao MASSA!, distribuição de adesivos e materiais de campanha no local.
Ação de saúde
A divulgação feita por Devanir Brillantino apresenta a “Carreta da Saúde” como uma ação com atendimentos médicos gratuitos. O material informa que a estrutura estaria em Itagimirim nesta segunda-feira (28), na Praça Zé Queiroz, com serviços como ginecologia, cardiologia, oftalmologia, ortopedia, ultrassonografia, urologia e odontologia.
Devanir Brillantino também aparece como responsável pela divulgação da iniciativa nas redes sociais.

O que diz a legislação eleitoral
A situação chama atenção porque a legislação eleitoral estabelece restrições ao uso político de serviços e estruturas públicas durante o período eleitoral.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece que agentes públicos não podem permitir o uso promocional, em favor de candidato, de serviços de caráter social custeados ou subvencionados pelo poder público. A regra está prevista no artigo 73, inciso IV, da Lei das Eleições.
Leia Também:
A Justiça Eleitoral também proíbe o uso de bens públicos em benefício de candidaturas e estabelece outras regras para preservar a igualdade de oportunidades entre os candidatos.
MASSA! procurou envolvidos
A reportagem do MASSA! entrou em contato com a assessoria de ACM Neto e com Devanir Brillantino para obter esclarecimentos sobre a realização da “Carreta da Saúde” em Itagimirim e a presença de materiais e apoiadores ligados à campanha do candidato durante a ação. Não houve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto e o texto será atualizado assim que houver um posicionamento oficial.

