25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Contra golpe - 09/02/2024, 21:40 - Vitor Lyrio

Ex-ministro da Defesa diz que TSE era 'inimigo' militar e de Bolsonaro

A fala foi dita durante reunião de membros do governo Bolsonaro em Julho de 2022

Bolsonaro ao lado de Paulo Sérgio Nogueira
Bolsonaro ao lado de Paulo Sérgio Nogueira |  Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Durante uma reunião realizada em julho de 2022, o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, foi capturado em vídeo utilizando termos 'pesados' para se referir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), inclusive, falando que enxergava o órgão como um "inimigo" militar da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

As gravações mostram diversas discussões sobre a atuação das Forças Armadas no processo eleitoral, visando manter Bolsonaro no cargo presidencial mesmo a força em caso de derrota nas urnas, como veio a acontecer. Nogueira afirmou sobre a importância de garantir transparência e segurança nas eleições, expressando o desejo coletivo de reeleger o presidente. A divulgação desse conteúdo aconteceu como parte da Operação Tempus Veritatis, uma investigação sobre uma suposta organização criminosa associada a uma tentativa de golpe de Estado no dia 8 de janeiro de 2023.

Durante a reunião, várias críticas fortes foram feitas ao TSE e ao sistema eleitoral brasileiro, com alegações de falta de transparência e credibilidade. Bolsonaro e demais membros do governo sugeriram que havia um esforço coordenado para garantir a vitória do então candidato e atual presidente da república Lula (PT), nas eleições. O TSE respondeu às críticas, afirmando ter aceitado algumas sugestões militares para aprimoramento das eleições, mas negando alguns pedidos de informações devido a questões de tempo.

exclamção leia também