26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Time completo - 03/01/2023, 17:35 - Louise Batista

“Eu falei Faraó”: Conheça lista dos súditos de Margareth Menezes

Lista contempla nomes conhecidos como o de Maria Marighela e João Jorge

Margareth será ministra da Cultura
Margareth será ministra da Cultura |  Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Transformada em apenas uma secretaria no governo Bolsonaro, o Ministério da Cultura voltou com tudo com o retorno de Lula a presidência e tendo a cantora Margareth Menezes como linha de frente. Durante a coletiva, realizada na noite de segunda-feira (02), a artista convocou outros nomes para se juntar a ela na pasta. Confira abaixo!

Na lista ainda falta os nomes dos presidentes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fundação Casa Rui Barbosa e da Agência Nacional do Cinema (Ancine), segundo a equipe de Margareth Menezes o anúncio sairá em breve.

Secretaria-Executiva – Márcio Tavares

Doutor em História da Arte pela UnB, curador de arte, é secretário nacional de Cultura do PT desde 2017 e coordenou a campanha de Cultura de Lula em 2022.

Secretaria de Comitês de Cultura – Roberta Martins

Socióloga e educadora, é gestora municipal de Cultura de Niterói desde 2013. Já foi Coordenadora-Geral de Estratégias e Gestão das Ações da Diretoria de Programas Integrados do Ministério da Cultura.

Secretaria de Formação, Livro e Leitura – Fabiano Piúba

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi Diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura e secretário de Cultura do Ceará de 2016 a 2022.

Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural – Zulu Araújo

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Desde 2015 é Diretor Geral da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Foi diretor e presidente da Fundação Cultural Palmares.

Secretaria de Fomento e Economia da Cultura – Henilton Menezes

Jornalista e gestor cultural, foi secretário Secretário Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura de 2010 a 2013. Autor do livro “A Lei Rouanet muito Além dos (F)Atos".

Secretaria do Audiovisual – Joelma Gonzaga

Head de produção da Maria Farinha Filmes, Membra do conselho fundador da União Nacional de Produtores Executivos - UPEX, e atua também como conselheira do Instituto Nicho 54.

Secretaria de Direitos Autorais e Intelectuais – Marcos Souza

Mestre em Antropologia pela UnB e servidor do Ministério da Economia desde 2002. Dirigiu o setor de direito autoral do MinC entre 2004 e 2016. Foi assessor da liderança do PT no Senado para a área da cultura de 2018 a 2022, onde foi um dos redatores da Lei Paulo Gustavo.

Presidentes das fundações :

Fundação Cultural Palmares – João Jorge Rodrigues

Advogado e mestre em Direito Público pela UnB. Um dos fundadores e atual presidente do bloco Olodum. Já foi diretor da Fundação Gregório de Matos, órgão cultural da Prefeitura de Salvador, e integrou o conselho da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Fundação Nacional de Artes (Funarte) – Maria Marighella

Atriz formada pela Universidade Federal da Bahia. É vereadora de Salvador pelo PT. Foi coordenadora de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), além de Diretora de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).

Fundação Biblioteca Nacional – Marco Lucchesi

Professor titular de Literatura Comparada na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), tendo exercido a presidência de 2018 a 2021. Atuou na Coordenação Geral de Pesquisa e Editoração da Biblioteca Nacional, responsável pela edição de catálogos e fac-símiles no período entre 2006 e 2011 e foi membro do Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura (2015-2017).

exclamção leia também