26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

ELEIÇÕES 2026 -

Especialista aponta força de Lula e alianças como fator para Jerônimo

A força do presidente Lula e a ampliação das alianças podem ser impactantes para a reeleição

Leo Almeida e Rafaela Maynard
Leo Almeida e Rafaela Maynard
. A avaliação é do cientista político João Vilas Boas, em entrevista ao Portal A TARDE
. A avaliação é do cientista político João Vilas Boas, em entrevista ao Portal A TARDE |  Foto: Joá Souza | GOVBA

A força do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ampliação das alianças políticas podem ser fatores importantes para a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT) na Bahia. A avaliação é do cientista político João Vilas Boas, em entrevista ao Portal A TARDE.

Segundo o especialista, a disputa deste ano apresenta diferenças em relação às eleições de 2022. Para ele, Jerônimo já é conhecido pelo eleitorado e terá a gestão avaliada pelos baianos.

“Vejo uma eleição com possibilidade real de reeleição de Jerônimo, mas que tende a ser bastante disputada. O primeiro turno dependerá menos do simples conhecimento dos candidatos e mais da capacidade de cada lado de consolidar seus votos, reduzir rejeições e convencer o eleitor indeciso”

Em 2022, ainda de acordo com Vilas Boas, Lula teve um papel importante na apresentação de Jerônimo ao eleitorado. Agora, o governador conta com quatro anos de gestão e tem ações do governo para apresentar durante a campanha.

“Em 2022, havia uma novidade importante e Lula teve um papel muito forte na apresentação de Jerônimo ao eleitor. Hoje ele tem uma imagem própria, quatro anos de governo e realizações para apresentar”

Leia Também:

O cientista político também cita a estrutura política construída pelo governador como um dos fatores que podem influenciar a disputa.

“Agora, a favor de Jerônimo estão a força da máquina política, uma ampla rede de alianças nos municípios”

Fator Lula

A presença de Lula na Bahia também é apontada por João Vilas Boas como um possível diferencial para Jerônimo. Segundo ele, a participação do presidente na campanha pode ajudar os governos federal e estadual a apresentar investimentos e obras realizadas no estado.

Apesar disso, o especialista ressalta que o eleitor que declara voto em Lula não necessariamente transfere esse apoio para Jerônimo.

“Embora Lula continue sendo um ativo eleitoral importante, existe uma distinção maior entre o eleitor que declara voto em Lula e aquele que necessariamente transfere esse voto para Jerônimo”

Lula esteve em Salvador na terça-feira (29), onde participou de uma caminhada entre os bairros deOndina e Barra. Inicialmente, o ato havia sido anunciado pelo PT da Bahia para Feira de Santana, mas a agenda foi transferida para a capital após um pedido da Executiva Nacional.

Jerônimo aparece à frente em pesquisa

A avaliação de João Vilas Boas ocorre no mesmo período em que a pesquisa AtlasIntel/A TARDE divulgou novos números sobre a disputa pelo Governo da Bahia.

No levantamento divulgado neste sábado (3), Jerônimo Rodrigues aparece com 51,5% dos votos válidos, enquanto ACM Neto (União Brasil) soma 47,4%.

A pesquisa ouviu 2.199 eleitores na Bahia entre os dias 27 de setembro e 2 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob os números BA-05671/2026 e BR-01177/2026.

exclamção leia também