Feira de Santana é a 2ª maior cidade da Bahia, ficando atrás apenas de Salvador, e por lá um grupo político conhecido manda e desmanda na cidade. A chapa comanda Feiracity desde 2000, com a chegada de Zé Ronaldo ao poder. De lá para cá, o manda-chuva acumula quatro mandatos e emplacou dois aliados políticos na prefeitura, incluindo uma última gestão conturbada de Colbert Martins (MDB), fazendo com que o ex-prefeito agisse e anunciasse sua pré-candidatura, na busca de alcançar o cargo pela quinta vez.
Em meio a todo o caos na cidade, surgem novas figuras, que buscam desbancar o figurão e alterar as rotas do jogo político da Princesinha do Sertão. “A atual gestão já teve sua oportunidade de mostrar o que poderia fazer, mas o povo clama por algo novo urgente!”, comentou Capitão Alden, pré-candidato à prefeitura de Feira de Santana pelo PL. O governo atual de Colbert Martins vem sendo alvo de duras críticas da população, principalmente nos quesitos básicos. O médico é constantemente vaiado pelos moradores por onde passa.
“O grupo político, que mantém o controle da prefeitura há quase três décadas, parece ignorar as demandas fundamentais da população. A falta de manutenção em córregos e bueiros em áreas como Baraúnas, Panorama, Campo Limpo, Mangabeira, e até mesmo no túnel da avenida João Durval, são sintomáticos do desleixo e despreparo do prefeito e sua equipe”, disparou o vereador Luiz da Feira (AVANTE), que apoiará a candidatura do deputado federal Zé Neto (PT).
Inclusive, Luiz demonstra muita confiança na vitória do petista, pois a população, segundo ele, “não quer repetir a mesma história”. “Acredito que Zé Neto sairá vitorioso no primeiro turno e juntos poderemos mudar a realidade do povo da cidade e zona rural”, concluiu o vereador.
Para o cientista político Claudio André Souza, as coisas não serão tão simples assim, e também avalia que o resultado dessa eleição sairá na capacidade das duas chapas em fazer uma campanha melhor. “Vai ser uma eleição emocionante, muito disputada e obviamente que isso vai chamar muita atenção pela capacidade dos dois grupos em apresentar uma candidatura competitiva”.
Após o comando de Colbert, muita gente começa a cogitar como Zé Ronaldo irá se comportar e se defender das avaliações negativas do seu aliado político. “O ex-prefeito Zé Ronaldo tende a se afastar de Colbert, do ponto de vista de gestão, da sua forma de governo e vai estabelecer uma narrativa que seja mais independente”, analisou o cientista político.
As eleições de Feira também servirão como termômetro para o governo do estado, já que Jerônimo deve dar um apoio maior nas grandes cidades. “O governador Jerônimo Rodrigues, de fato, olha para as eleições de Feira de Santana com muita atenção, já que o resultado eleitoral de 2022 mostrou que a sua candidatura foi menos votada eleitoralmente nas grandes cidades”, pontuou Cláudio André.
Falando em Zé Neto, o deputado, em conversa com o Portal Massa!, declarou o mandato de Colbert Martins como “vergonhoso”, além de revelar que a pré-candidatura do outro Zé foi “precipitada” e que a equipe de sua campanha irá bater em cima disso.
É um consenso para a oposição que o governo de Colbert não conseguiu se comunicar com a zona rural da cidade, nem tampouco com o governo estadual e federal. Inclusive, o médico foi muito criticado ao falar que “o mundo não é feito mais de zonas rurais, o crescimento da cidade é o crescimento do povo”, o que para muitos foi visto com maus olhos, ainda mais se tratando de zonas rurais, onde ainda existe muita pobreza e necessita de atenção especial dos gestores públicos.