26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Deu ruim - 23/08/2023, 12:56 - Da Redação- Atualizado em 23/08/2023, 13:55

'Eliminados': Baianos estão fora da lista quádrupla do STJ

Quatro nomes do estado concorriam a uma vaga na Corte

Presidente Lula escolherá dois nomes da lista para compor a Corte
Presidente Lula escolherá dois nomes da lista para compor a Corte |  Foto: Divulgação/ STJ

Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiram na manhã desta quarta-feira (23) a lista quádrupla para as duas vagas de desembargadores dos Tribunais de Justiça estaduais na Corte. A relação final não conta com nenhum dos quatro baianos que disputavam uma das cadeiras.

Os escolhidos para compor a lista são os desembargadores Carlos Adamek (SP), com 19 votos (primeiro escrutínio); José Afrânio Vilela (MG), com 26 votos e Elton Leme (RJ) com 20 votos (segundo escrutínio); e Teodoro Santos (CE) com 17 votos (terceiro escrutínio).

Agora, os nomes serão enviados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), responsável pela indicação. Em seguida, os escolhidos serão sabatinados pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, antes de tomarem posse.

Os baianos que concorriam a uma vaga no STJ eram Jatahy Júnior, Maurício Kertzman, Nilson Soares Castelo Branco e Roberto Maynard Frank. Kertzman contava com os apoios do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do senador Jaques Wagner (PT).

exclamção leia também