Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiram na manhã desta quarta-feira (23) a lista quádrupla para as duas vagas de desembargadores dos Tribunais de Justiça estaduais na Corte. A relação final não conta com nenhum dos quatro baianos que disputavam uma das cadeiras.
Os escolhidos para compor a lista são os desembargadores Carlos Adamek (SP), com 19 votos (primeiro escrutínio); José Afrânio Vilela (MG), com 26 votos e Elton Leme (RJ) com 20 votos (segundo escrutínio); e Teodoro Santos (CE) com 17 votos (terceiro escrutínio).
Agora, os nomes serão enviados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), responsável pela indicação. Em seguida, os escolhidos serão sabatinados pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, antes de tomarem posse.
Os baianos que concorriam a uma vaga no STJ eram Jatahy Júnior, Maurício Kertzman, Nilson Soares Castelo Branco e Roberto Maynard Frank. Kertzman contava com os apoios do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do senador Jaques Wagner (PT).