26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

É hoje! - 23/08/2023, 07:31 - Vinicius Rebouças

Eleições no STJ tem quatro baianos na disputa

Vagas são para substituir ministros Jorge Mussi e Paulo de Tarso Sanseverino

Desembargadores baianos e paulistas estão fortes na disputa
Desembargadores baianos e paulistas estão fortes na disputa |  Foto: Divulgação/ STJ

Quatro desembargadores baianos estão entre os 57 que disputam, nesta terça-feira (22), uma das quatro vagas para desembargadores estaduais nas eleições do Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Há ainda vagas para três advogados.

O quarteto da ‘Boa Terra’ é formado por Maurício Kertzman, Roberto Frank, Jatahy Júnior e Nilson Soares Castelo Branco. E está ‘na crista da onda’. Integrantes do Judiciário e do Governo afirmam que os estados da Bahia e São Paulo são os mais fortes para integrarem a lista a ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Cabe ao presidente a escolha dos nomes que preencherão as vagas, exclusivas para integrantes de tribunais de Justiça dos estados e do Distrito Federal, que foram abertas após a aposentadoria do ministro Jorge Mussi e a morte do ministro Paulo de Tarso Sanseverino.

O STJ deve votar a lista quádrupla em conjunto com uma lista tríplice formada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para mais uma vaga na corte, desta vez oriunda da advocacia. O escolhido ocupará a vaga do ministro aposentado Felix Fischer.

exclamção leia também