Vitória da Conquista é um dos palcos eleitorais que gera mais interesse nessas eleições de 2024. O município, que já se viu por décadas o comando petista, experimentou uma mudança nos últimos anos com a chegada de Herzem Gusmão (MDB). No entanto, com a morte trágica do político em decorrência da Covid-19, no ano de 2021, o cenário para a prefeitura este ano está totalmente em aberto.
A disputa deverá ser acirrada entre o deputado federal Waldenor Pereira (PT) e a vereadora Lúcia Rocha (MDB), apoiada pela atual prefeita de Conquista, Ana Sheila Lemos.
"Nossa pré-candidatura já está muito bem consolidada; nós já reunimos sete e possivelmente hoje ainda iremos incorporar mais dois partidos. Serão nove partidos que irão compor a frente 'União e Reconstrução por Vitória da Conquista'", comentou Waldenor em entrevista nesta segunda-feira (11), na Fonte Nova, onde aconteceu a adesão do governo ao programa Pé-de-Meia.
O deputado também citou a importância de ter o governo estadual e federal unidos com o município, algo que pode ser um trunfo para o candidato petista. "Nós contamos com o maior número de movimentos sociais, os três senadores, a maioria dos deputados federais, estaduais, vereadores".
Uma vitória em Conquista é tão valiosa para a base governista que se espera que até o presidente Lula esteja participando da campanha. "A nossa presidente Gleise Hofmann nos assegurou que o presidente Lula estará presente na nossa campanha, mas nós estamos trabalhando para levá-lo antes da campanha também. Vitória da Conquista é uma cidade que tem um legado construído no Partido dos Trabalhadores e dos aliados, e o presidente Lula já visitou nossa cidade por diversas vezes. No último encontro que tive com ele, me revelou que estava com saudades da cidade e tem grande vontade e interesse de retornar para Vitória da Conquista".
Segundo o parlamentar, a intenção é que o governo federal faça alguns investimentos na infraestrutura na cidade do sudoeste da Bahia. "Nós queremos que ele anuncie alguns importantes investimentos de projetos estruturantes para nossa cidade. A duplicação da BR-116, a construção de vários viadutos, estamos defendendo a criação da Universidade Federal do Sudoeste e necessitando da publicação imediata da licitação para continuidade da obra da barragem sobre o rio Catolé, também a construção de um hospital universitário", concluiu o deputado.