As coisas podem mudar bastante em quatro anos, prova disso é o cenário eleitoral da Bahia em 2024. Tem de tudo, desde partidos que encolheram até siglas que chegaram 'grandões' para a disputa das prefeituras nos municípios baianos.
O Avante cresceu:
A maior mudança fica com o Avante. O partido ficou zerado em 2020, mas, graças a uma articulação do ex-deputado federal Ronaldo Carletto, que migrou do PP para o 'laranjinha' e entrou na base governista, tudo mudou. De cara, o grupo já acumulou 70 prefeituras.
Em 2024, o Avante conta com 132 candidatos a prefeito no estado, se tornando o terceiro partido com mais candidaturas ao cargo. Um feito e tanto para uma sigla tão nova.
O maioral:
O PSD segue como o partido com mais candidaturas para prefeito na Bahia, mesmo com uma pequena redução em comparação a 2020 (de 242 para 227). O partido hoje acumula 125 prefeituras e pode aumentar esse número nessas eleições.
Partido dos senadores Otto Alencar e Angelo Coronel, o PSD se envolveu em uma certa polêmica na última semana ao anunciar a candidatura de Celso Carvalho em Juazeiro, com o apoio do seu tio, Isaac Carvalho, que até então era do PT, mas pediu desfiliação.
Leia mais:
Confira o patrimônio dos candidatos a 'prefs' de Salvador
Candidato a vereador de Salvador nega acusações de agressão; assista
PT com um leve aumento:
O segundo maior partido em número de candidaturas é o Partido dos Trabalhadores, com 157 (em 2020 foram 150). Atualmente, o PT conta com 49 prefeitos e pretende dobrar esse número nas eleições.
Vale lembrar que o PT hoje participa da Federação Brasil da Esperança, em conjunto com o PV e o PCdoB.
Jogada estratégica do PL?
O partido bolsonarista teve uma queda drástica no número de candidatos, se comparado a 2020, de 65 para 28. Apesar disso, o que aconteceu é que o PL decidiu apoiar candidatos de outras siglas, buscando 'frear' um crescimento maior do PT.
Outros partidos:
MDB: 118
PP: 84
União Brasil: 81
PSB: 53
PDT: 36
Republicanos: 30
PCdoB: 28
PSDB: 19
Confira gráfico comparativo entre 2020 e 2024: